Minerva - Relações com Investidores Mobile
Diretoria e Conselho de Administração

Conselho de Administração

Atualmente o Conselho de Administração do Minerva é formado por oito membros, conforme definido nos artigos 16 e 17, de seu Estatuto Social. O Vice-Presidente exercerá as funções do Presidente em suas ausências e impedimentos temporários, independentemente de qualquer formalidade. Na hipótese de ausência ou impedimento temporário do Presidente e do Vice-Presidente, as funções do Presidente serão exercidas por outro membro do Conselho de Administração indicado pelo Presidente.

O Conselho de Administração da Companhia é o órgão responsável por, em outras questões, determinar as suas políticas e diretrizes dos seus negócios. O Conselho de Administração também supervisiona a Diretoria e monitora a implementação, pela Diretoria, das políticas e diretrizes estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração. De acordo com a Lei 6.404/76, o Conselho de Administração é ainda responsável pela contratação dos auditores independentes do Minerva.

Os membros do Conselho de Administração da Companhia são eleitos em assembléia geral de acionistas por um mandato unificado de dois anos e estão sujeitos à reeleição. Os membros do Conselho de Administração estão sujeitos à destituição a qualquer tempo, com ou sem justa causa, em uma assembléia geral de acionistas.

O Conselho de Administração do Minerva se reúne uma vez a cada trimestre e a qualquer momento quando uma reunião extraordinária for convocada pelo presidente ou de qualquer outro membro. Cada conselheiro terá direito a um voto nas deliberações do órgão, sendo que as deliberações do Conselho de Administração são tomadas por maioria de seus membros.

Conselho de Administração Cargo Término do mandato
Edivar Vilela de Queiroz Presidente ABR 2016
Antônio Vilela de Queiroz Vice-Presidente ABR 2016
Ibar Vilela de Queiroz Conselheiro ABR 2016
Norberto Lanzara Giangrande Jr. Conselheiro ABR 2016
Alexandre Lahoz Mendonça de Barros Conselheiro Independente ABR 2016
José Luiz Rêgo Glaser Conselheiro Independente ABR 2016
Dorival Antônio Bianchi Conselheiro Independente ABR 2016
Roberto Rodrigues Conselheiro Independente ABR 2016
Pedro Henrique Almeida Pinto de Oliveira Conselheiro Independente ABR 2016
Vasco Carvalho Oliveira Neto Conselheiro Independente ABR 2016

Edivar Vilela de Queiroz. O Sr. Edivar Vilela de Queiroz é membro do Conselho de Administração desde 2 de maio de 2007. É também presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado de São Paulo - SINDFRIO e foi presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne - ABIEC. O Sr. Edivar Vilela de Queiroz é bacharel em direito pela Faculdade Municipal de Franca.

Antônio Vilela de Queiroz. O Sr. Antônio Vilela de Queiroz iniciou sua vida profissional em 1966 na Expresso Barretos Ltda., onde exerce a função de sócio e diretor desde 1972. Em 1976, iniciou sua carreira como agropecuarista e fundou a Agropecuária Vilela de Queiroz Ltda. Em 1982, fundou a Agropecuária Corumbiara S.A. e, em 1983, a Agropecuária Pimenta Bueno S.A. Ingressou como sócio de nossa Companhia em 1992. Foi nosso Diretor Geral de 1992 até 2 de maio de 2007, quando passou a integrar o nosso Conselho de Administração.

Ibar Vilela de Queiroz. O Sr. Ibar iniciou sua vida profissional em 1966 na Frota "C" Transportes de Gado Ltda., onde exerce a função de sócio e diretor desde 1972. Ingressou como sócio de nossa Companhia em 1992. De 1993 a 2011 exerceu a função de Diretor de Suprimentos. É também membro do nosso Conselho de Administração desde 2 de maio de 2007.

Norberto Lanzara Giangrande Jr. O Sr. Norberto Lanzara Giangrande Jr. é sócio-fundador e diretor geral da corretora Octo CTVM S/A e diretor executivo da Link Investimentos CTVM S/A. Formado em engenharia agronômica pela Universidade de SãoPaulo (USP-ESALQ) e pós-graduado em Finanças pela FGV. Já foi gestor das corretoras Safic e Prosper S/A. Ex Membro do Conselho de Administração da BMF e do Comitê de Ética da ANBIMA e atual Membro doConselho de Administração da Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM.

Alexandre Lahoz Mendonça de Barros. O Sr. Alexandre é Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP (1990) e Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (1999). Foi professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP, nas áreas de Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico e Economia Agrícola, desde 1995. É Professor de Economia Agrícola da Fundação Getúlio Vargas, desde 2005. Foi membro do Conselho de Administração da Fosfértil e é membro dos Conselhos de Administração do Grupo Schoenmaker/Terra Viva e do Grupo Otávio Lage. Membro do Comitê de Assessoria Externa da EMBRAPA Pecuária Sudeste. Membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP. É Sócio-Consultor da MB Agro e da Ruralcon Consultoria em Gestão Agropecuária.

José Luiz Rêgo Glaser. O Sr. Jose Luiz R. Glaser é CEO na Noble desde Agosto de 2011. Possui graduação como Bacharel em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Mestrado pela Stanford University Food Research Institute, EUA. Conta com mais de 30 anos de experiência nas áreas de grãos e softs, negociação, gestão de ativos, desenvolvimento e gestão de negócios, adquirida principalmente na Cargill, onde gerenciou grandes operações na Suíça, EUA e Brasil. O Sr. Glaser iniciou sua carreira na SKF e também trabalhou na Madebras antes de ingressar na Cargill, onde trabalhou nos últimos 27 anos. Seu último cargo na Cargill foi Gerente Geral de Abastecimento de Grãos e Oleaginosas

Dorival Antônio Bianchi. O Sr. Dorival é Economista graduado pela Universidade de São Paulo. Foi diretor da Telecel Telecomunicações Ltda (1992 a 2004) e do Fashion Mall S.A. (1999 a 2001). Fez parte do Conselho de Administração do Banco Mercantil de São Paulo (2002 a 2003). Foi membro efetivo do Conselho de Administração da Net Serviços de Comunicação, de 1998 a 2000. Participou do Conselho de Administração da Sadia (1998 a 2001). Representando o Bradesco, o Sr Bianchi foi Diretor da Visa internacional (1996 a 1999). Fez parte do Conselho de Administração do BES Investimento do Brasil (2001) e da Semp Toshiba Amazonas S.A., de 1997 a 2001. Exerceu várias atividades em entidades ligadas ao Bradesco, de 1979 a 2004, dentre as quais: diretor da Bradesco S.A. Corretora de Valores Mobiliários, de 1979 a 1982; e membro do Conselho de Administração do Banco Bradesco e da Bradesplan Participações S.A., de 1999 a 2004.

Roberto Rodrigues. O Sr. Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ-USP em 1965. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, obtendo tal título em 1998, com cursos de aperfeiçoamento em Administração Rural. O Sr. Roberto Rodrigues foi professor na UNESP desde 1967. Foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil de janeiro de 2003 a junho de 2006. É membro do Conselho Consultivo da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo - OCESP desde 1990. Também foi Presidente do Conselho de Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - COSAG FIESP, desde 2006 a 2012. Atua desde 2006 como Coordenador do Centro de Agronegócio da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Pedro Henrique Almeida Pinto de Oliveira. O Sr. Pedro Henrique Almeida Pinto de Oliveira possui formação em Engenharia Civil, com mestrado em Administração de Empresas. O Sr. Pedro Henrique figura como sócio administrador da Porto BSB Engenharia Ltda. (possuindo 50% das cotas desta empresa), atuante no ramo de incorporações imobiliárias e construção civil, também assessorando diversos fundos de investimento. O Sr. Pedro de Oliveira também participa (ou já participou) como conselheiro de administração: na COMGAS, de maio de 2011 a abril de 2012; na CELESC, de maio de 2013 a janeiro de 2014; e na Odebrecht Agroindustrial S.A., de agosto de 2014 a agosto de 2016 (prazo final do mandato).

Vasco Carvalho Oliveira Neto. O Sr. Vasco Carvalho Oliveira Neto possui formação em administração de empresas (pela FGV) e em direito (USP). Possui ainda MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. O Sr. Vasco foi eleito presidente do Conselho de Administração da AGV Holding S.A. (companhia que possui a Tarpon Investimentos S.A., acionista da BRF S.A., com 62% de seu capital social) em 30.04.2014 e permanece até a presente data neste cargo. O Sr. Vasco Neto também atua como conselheiro de administração da ONG Saúde Criança São Paulo e presidente da Alta Louveira Empreendimentos e Participações Ltda. (neste último caso tendo sido eleito por prazo indeterminado).

Diretoria Executiva

A Diretoria é o órgão administrativo executivo do Minerva. Os diretores executivos são os representantes legais da Companhia e são responsáveis pela organização interna, processo deliberativo, operações diárias e implementação de políticas e diretrizes gerais estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração.

Os membros da Diretoria são eleitos pelo Conselho de Administração por mandatos de dois anos e estão sujeitos à reeleição. O Conselho de Administração poderá destituir qualquer Diretor a qualquer tempo, com ou sem justa causa. De acordo com a Lei 6.404/76, os Diretores deverão residir no Brasil, mas não precisam ser acionistas da companhia. A Diretoria do Minerva se reúne sempre que convocada pelo Diretor Presidente ou pela maioria de seus membros.

Diretores Cargo Data de eleição Término do mandato
Fernando Galletti de Queiroz Diretor Presidente 24/04/2014 24/04/2016
Wagner José Augusto Diretor de Suprimentos 24/04/2014 24/04/2016
Luis Ricardo Alves Luz Diretor Comercial e de Logística 24/04/2014 24/04/2016
Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho Diretor Financeiro 24/04/2014 24/04/2016
Frederico Alcântara de Queiroz Diretor Executivo 24/04/2014 24/04/2016
Eduardo Pirani Puzziello Diretor de Relações com Investidores 24/04/2014 24/04/2016
Gabriel Inchausti Blixen Diretor Executivo 13/05/2014 13/05/2016

Fernando Galletti de Queiroz. O Sr. Fernando Galletti de Queiroz iniciou na Minerva em 1992 como Diretor Comercial e ocupa o cargo de Diretor Presidente desde maio de 2007. Antes de trabalhar no Minerva, foi trader da Cargill Agrícola S.A.,empresa de capital fechado que produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais, de 1989 a 1992 e interno da Cotia Tradings S.A. de 1987 a 1988, empresa de capital fechado que atua no setor de logística internacional. O Sr. Fernando Galletti de Queiroz é formado em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo Fundação Getulio Vargas - FGV.

Wagner José Augusto. O Sr. Wagner é formado em Administração de Empresas. De 1978 a 1991 trabalhou com a família Vilela de Queiroz no Expresso Barretos Ltda, com transporte de gado. De 1991 a 1996 trabalhou compra de gado no antigo frigorífico Anglo. Na companhia trabalha desde o ano de 2000, neste período trabalhou durante 8 anos na gerencia comercial, depois , assumiu a gerência de compra de gado e em dezembro de 2011 assumiu a Diretoria de Suprimentos, responsável pelas compras de gado. O Sr. Wagner tem mais de 25 anos de experiência e um ótimo e amplo relacionamento com pecuaristas e pessoas ligadas ao ramo frigorífico.

Luis Ricardo Alves Luz. O Sr. Luis iniciou sua vida profissional em 1999 no Minerva, onde atuou em várias áreas da empresa, tais como custo, PCP, logística internacional, Diretoria Industrial e finalmente a Diretoria de Supply Chain. Entre agosto de 2007 e dezembro de 2008 trabalhou na Perdigão como Diretor Geral de Bovinos, retornou ao Minerva em Janeiro de 2009 no cargo Diretor de Supply Chain e desde outubro de 2009 acumula também a Diretoria Comercial, onde é responsável tanto pelo mercado interno, quanto do mercado externo.

Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho. O Sr. Edison iniciou sua vida profissional em 1999 no Banco Pactual. Trabalhou também no Constellation Asset Management, Black River Gestão de Investimentos (Cargill) e no Banco Safra, exercendo a função de Head Trader da Tesouraria Proprietária. Desde fevereiro de 2009 exerce a função de Diretor de Tesouraria do Minerva S.A. A partir de 2010, assumiu também a função de Diretor Financeiro, responsável pela gestão do fluxo de caixa, investimentos proprietários, riscos financeiros e captações da companhia. Responsável também pelas operações de tesouraria nos mercados futuros de renda fixa, derivativos e commodities.

Frederico Alcântara de Queiroz. O Sr. Frederico é formado em Administração de Empresas e possui MBA em Gestão e Finanças Corporativas pela Fundação Getulio Vargas e possui também formação acadêmica complementar em negociação e comércio exterior. O Sr. Frederico iniciou sua vida profissional em 1998 atuando no mercado financeiro, em 2000 assumiu a posição de diretor em uma empresa da área agropecuária e a partir de 2003 entrou no grupo Minerva na área de exportação de gado vivo. Atualmente o Sr. Frederico é diretor de Outros Segmentos de Negócios da Minerva S.A.

Eduardo Pirani Puzziello. O Sr. Eduardo Puzziello é formado em Administração de Empresas pela PUC-SP e possui MBA em Mercado de Capitais pela USP/Fipecafi. O Sr. Puzziello iniciou sua carreira profissional em 1998 na corretora de seguros AON Risk Services, tendo trabalhado também no BankBoston, Banco Santander, Corretora Fator, Banco Raymond James e Votorantim Corretora, onde exerceu na maior parte do tempo a função de analista de Mercado Sell Side de diversos setores. De Junho de 2009 a Maio de 2010 exerceu a função de Superintendente de Relações com Investidores do Minerva, retornando para a companhia em Novembro de 2011. Desde Agosto de 2012 o Sr. Puzziello exerce a função de Diretor Estatutário de Relações com Investidores.

Gabriel Inchausti Blixen. O Sr. Gabriel Inchausti Blixen, é economista graduado na Universidade da República (Uruguai), com especialização internacional em Finanças Corporativas. É Diretor Executivo de Administração da Minerva desde junho de 2013 e desenvolveu uma extensa carreira em empresas do setor no Uruguai, Paraguai e Brasil. É consultor em Economía e Negócios de várias empresas no Uruguai e tem uma intensa carreira vinculada a meios de comunicação eletrônica no país, o que o levou a ocupar o cargo de Gerente Geral de um importante grupo de meios naquele país. É docente e conferencista em temas relacionados a Economia e Comunicação.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

O Estatuto Social do Minerva prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembléia geral.

Em Assembleia Geral Ordinária realizada na sede da companhia, os acionistas controladores, em comum acordo com representantes de acionistas não controladores presentes, conforme indicado no Livro de Presença de Acionistas, solicitaram a instalação do Conselho Fiscal, que deverá permanecer em funcionamento até a próxima Assembleia Geral Ordinária da Companhia.

Conselheiros Fiscais Cargo Data de eleição
Benedito da Silva Ferreira Membro Efetivo 24/04/2014
Luiz Manoel Gomes Júnior Membro Efetivo 24/04/2014
Luiz Claudio Fontes Membro Efetivo 24/04/2014
Marcelo Scaff Padilha Suplente 24/04/2014
Emerson Cortezia de Souza Suplente 24/04/2014
Newton Klayton dos Anjos Mencinaukis Suplente 24/04/2014

Benedito da Silva Ferreira. O Sr. Benedito é Economista e Contador pela Faculdade de Economia de São José do Rio Preto, executivo da Fosfertil S/A (grupos Bunge, Cargil, Yara), diretor titular do departamento de agronegócios da FIESP e Vice-Presidente do Conselho do Agronegócio da FIESP. Foi membro dos Conselhos de Administração da Forfertil, da Fertifós e Ultrafertil (1994-1998 e 2000-2005) e membro do Conselho Fiscal da Nestlé (1968-1971). Atuou como Diretor Vice-Presidente da Cargill Fertilizantes S/A(1999-2005) e da Solorrico S/A (1972-1999) e Diretor Presidente da Adner S/A (1968-1972). Exerceu também o cargo de Diretor Presidente do SIACESP (Sindicato da Indústria de adubos de corretivos de São Paulo) e Diretor do SIMPRIFERT (Sindicato da Indústria de Matérias Primas para Fertilizantes).

Luiz Manoel Gomes Júnior. o Sr. Luiz Manoel é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP. Possui especialização em Direito Empresarial, Mestrado e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Atualmente é docente de diversas universidades, entre elas a PUC/SP, tendo atuado como consultor do Ministério da Justiça MJ e Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB. É membro do Conselho Editorial da Revista de Processo e da Revista de Direito Privado (Editora dos Tribunais RT) e como Avaliador de Cursos de Graduação em Direito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC. Atua na OAB desde 1998 quando iniciou como Coordenador Regional do Exame de Ordem da 7ª Subsecção Barretos. Entre 2008 e 2010 foi consultor no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD - ONU."

Luiz Claudio Fontes. O Sr. Luiz Claudio Fontes é formado em Contábeis e Administração pela Universidade Mackenzie e possui MBA em Administração e Controladoria Sócio presidente do Grupo Fontes auditoria e consultoria (associado a RSM International) contando com 37 anos de atividade de auditoria, sendo 23 anos atuando como sócio. Auditou enormes grupos empresariais tais como: Petrobrás, Coca-Cola, Chevrolet, Fiat, Ford, Volkswagen, Bradesco, Banco do Brasil e BNDES. Foipresidente do Ibracon Instituto dos Auditores Independentes do Brasil e da Anefac- Associação Nacional de Executivos de Finanças e Contabilidade e membro da Comissão Consultiva da CVM; e co-autor do livro Comentário da Leis das Sociedades por Ações com o Professor Doutor advogado Modesto Carvalhosa.

Marcelo Scaff Padilha. O Sr. Marcelo é formado em Direito pela Universidade Mackenzie e pós graduado pela mesma. Atua nas áreas de Planejamento e Contencioso Tributário, Direito Civil e Comercial. É árbitro do Tribunal Arbitral da Sociedade de Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo.

Emerson Cortezia de Souza. O Sr. Emerson Cortezia é Graduado em Direito pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - UNIFEB (2002). Possui Especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). É Mestre em Direitos Coletivos e Função Social do Direito pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2008). Atualmente é Procurador Geral do Município de Barretos-SP.

Newton Klayton dos Anjos Mencinaukis. O Sr. Newton Mencinaukis é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista e possui MBA em IFRS "Normas Internacionais de Contabilidade". Atualmente é gerente sênior de auditoria da RSM Fontes. Já atuou em empresas como Terco Grant Thornton como sênior e supervisor de auditoria e Grant Thornton como gerente de auditoria. Possui mais de 9 anos de experiência profissional, atuando em serviços de companhias públicas e privadas.


Fale com RI

Telefone : +55 (11) 3074-2444
E-mail: ri@minerva.com.br

© 2017 Minerva.
Todos os direitos reservados.