Minerva - Relações com Investidores Mobile
Estrutura de capital forte e estratégias de gestão estão garantindo uma confortável posição para o Minerva

Minerva anuncia que estrutura de capital forte e estratégias de gestão e de mercado estão garantindo uma confortável posição para a Companhia  

 

Barretos, 10 de Março de 2009 - Minerva S.A. (BOVESPA: BEEF3; Bloomberg: BEEF3.BZ; Reuters: BEEF3.SA), um dos líderes no Brasil na produção e comercialização de carne bovina, couros e boi vivo, anuncia que sua estrutura de capital forte e estratégias de gestão e de mercado estão garantindo uma confortável posição para a Companhia, mesmo diante da recente instabilidade enfrentada por empresas do setor.

A Standard & Poor‘s confirmou o rating "B" para o Minerva sob condição de CreditWatch negativo, refletindo a deterioração do mercado e das condições de crédito para a indústria de carne bovina no Brasil, diante a seqüência de defaults ocorrida recentemente; o que pode dificultar as condições de refinanciamento da dívida de curto prazo no final de 2009 e 2010.

No que diz respeito à liquidez do balanço, o montante de caixa atual supera todos vencimentos de curto prazo, minimizando os riscos de refinanciamentos.  A Companhia tem como um dos pilares a sólida política financeira, com a manutenção do elevado saldo de caixa - que fechou fevereiro com o valor de aproximadamente R$ 450 milhões (excluindo recursos do BNDES ainda a serem desembolsados) - e a concentração de no mínimo 80% da dívida no longo prazo.

Além dos aspectos financeiros, a própria estratégia de atuação e de conquista de mercados tem garantido a segurança do Minerva. No que tange sua estratégia comercial, um dos principais diferenciais é a diversificação de países de atuação e a segmentação, sempre focando em clientes sólidos com histórico positivo de performance, inclusive de pagamento. Desta forma, a Companhia não sofreu com problemas de não pagamento de seus clientes no exterior, inclusive na Rússia, onde o nível de recebíveis está normalizado. De fato, superamos nossas próprias expectativas encurtando o  prazo de recebimento de vendas no mercado externo para 45 dias ante 50 dias do 3T08, mesmo em um cenário de grande volatilidade dos mercados.

A Companhia também se destaca no mercado por características como a flexibilidade operacional, a agilidade comercial e o controle total dos processos, além da diversificação geográfica de localização de suas plantas e de alcance do seu sistema pulverizado de distribuição no pequeno e médio varejo com aproximadamente 18 mil pontos de vendas. A empresa também mantém uma política conservadora de expansões e aquisições, priorizando um crescimento moderado, porém sólido e seguro, e evitando expansões aceleradas que exponham a Companhia a riscos e perdas.

Reflexo desses diferenciais estruturais e estratégicos, o Minerva não observou diminuição de margens neste início de 2009, e prevê um aumento de produção em março de aproximadamente 20% com relação a fevereiro, atingindo 75% de utilização da capacidade instalada. Os volumes de exportação também já começaram a reagir em fevereiro, reflexo da penetração nos mercados robustos do Oriente Médio e Norte da África. A participação do Minerva nas exportações brasileiras de carne in natura atingiu 16,4% no 4T08, contra 11,0% no 3T08.

Para acessar o Comunicado ao Mercado, clique aqui.


Fale com RI

Telefone : +55 (11) 3074-2444
E-mail: ri@minerva.com.br

© 2018 Minerva.
Todos os direitos reservados.